HORA DA MUDA E RENOVAÇÃO DE PLUMAGEM

Galo de Combate
Galo de Combate
Ao chegar em dezembro e, com ela, a deterioração das penas dos galos, que o produto de um processo biológico tem de introduzir a muda para fazer uma nova plumagem que permite o galo adaptar a mudanças que estão sujeitas por natureza, de muda é o processo de substituição total ou parcial das penas, a fim de manter uma boa plumagem e em boas condições.
Galo de Combate
Galo de Combate
As alterações bioquímicas e fisiológicas no corpo dos galos exigem uma tomada de consciência pelo criador para ajudar neste momento difícil que está alterando o sistema natural de muda.
A caneta é uma estrutura da epiderme, o que significa que deriva da pele, de modo que, durante este processo, as aves passam um monte de energia, de modo geral, habituados a colocar os nossos galos o descanso durante este processo. Depois de um período de tempo, o desgaste de golpes durante o combate, o contato constante com a água, o sol, e a entrada e saída para o frio, causando situações inesperadas que determinam as penas lentamente perdendo seu esboço, cor e função, portanto, é diminuída, o que determina a sua substituição.
Galo de Combate
Galo de Combate
.Geralmente, mudando (muda) ocorre em momentos definidos durante o ano, no nosso caso a muda ocorre entre os meses de dezembro ao final de maio, mas isso depende de vários fatores, como clima, recursos ambientais temperatura ambiente, umidade e alimentação, entre outros. A substituição de penas ocorre naturalmente sem que isso seja um fardo extrema sobre a ave, para este fazer com que as penas não são todas as mudanças ao mesmo tempo deixando o pássaro nu, mas fazê-lo em um tempo relativamente curto.
Galo de Combate
Galo de Combate
A substituição é gradual, constante, mudança nas mesmas penas de ambos os lados, quando as asas e a cauda, por exemplo, é a primeira parte que os galos começam a mudar, de acordo com um princípio biológico quando um galo está se movendo, pena antigo produto da pressão as penas estão crescendo abaixo deles cair.
No caso de pintos a muda temporada passa despercebido porque as galinhas estão mudando a pena na medida que crescem sem demos nós contas, durantes a mudança desenvolvimento pena galinhas em menor três vezes, mas o mais notório é o que dá a plumagem definitiva. Dando proteção contra frio e calor intenso.
A ausência de uma boa alimentação, nesta fase, definitivamente, uma boa dieta, nada melhor e mais gratificante do que ver nossos galos e galinhas, com uma pena brilhante, forte e bonita.
Galo de Combate
Galo de Combate
Quando seus galos começam a muda é importante que as aves estejam bem internametes e externamente (Vermifugados e sadios e com ambientes limpos), a fim de absorver todos os nutrientes de sua dieta e, assim, ter uma melhor absorvência nas penas, por isso, é aconselhável começar a muda sem nenhum tipo de parasita. As infestações por piolhos nesta época são frequentes, portanto é sempre bom abrir o olho neste período (o top-line resolve este problema facilmente, sendo incorporado a ração);
Galo de Combate
Galo de Combate
Em particular nos deu um bom resultado, um alimento com 60% de milho quebrado, 10% de sementes com proteína (Farelos de Soja, Ervilha, Gergelim, girassol), 20% de sementes vitaminadas (aveia, arroz com casca, sorgo, amendoim, linhaça, farelo de trigo) somando-se a dieta ovos cozidos e coco ralado regularmente e um suplemento de vitamina solúvel em água (Vitagold).
Galo de Combate
Galo de Combate
Uma dica é acrescentar a batata-doce na alimentação dos galos, ela ajuda bastante na consistência e beleza das novas penas (não toque nas aves que estão mudando, nesta fase os novos cartuchos das penas se quebra muito facilmente, atrasando a muda que no normal dura de três a quatro meses);
O conforto de nossas aves é importante, por isso eles devem ter um posto de coçar com terra livre de pedras ou objetos que possam prejudicá-los, lembre-se que as novas penas temos nossas aves muito sensíveis, tanto a choques e manuseio excessivo, imaginem somos nós e nós estamos mudando de pele.
As penas da muda pode atrair algumas de nossas aves e começar a bicar uns aos outros, por isso é melhor tê-los em um grande espaço ou mantê-los individualmente para melhor empenamento, nesta fase é melhor ter cada animal em um lugar individual sem sol sombrio.
Galo de Combate
Galo de Combate
Estas são todas as considerações para tentar ajudar os nossos galos e galinhas, nesta fase, lembre-se que a saúde de nossas aves é refletida em sua plumagem, cor e atitude. Lembre-se é o renascimento da Ave como uma fênix, não maltrate o seu animal, pois eles agora precisam de cuidados, boa alimentação e água limpa e de qualidade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO DE TREINAMENTO

Raças de Galos - Galos Tailandeses

O melhor galo do Brasil da atualidade