Raças de Galos


Aseel Rajah Murgh
Aseel é uma palavra árabe que significa "puro". O galo combatente Aseel aparece em relatos de manuscritos de 3.500 anos, na India. Ele é produto de inúmeras gerações de seleção especial.É a maior joia da criação indiana. Como dito acima, a origem da palavra é árabe e significa foros de nobreza ao mais alto grau. O genuíno Rajah Murgh é de pequena estatura e seu peso não vai além dos 2,7kg.Possuem resistência admirável. As galinhas não são boas poedeiras, não ultrapassando cada período de postura uma média de doze ovos. Chocam muito bem e são mães extre-mosas. A raça tem a tendência de engordar com facilidade, por isso deve-se ter cuidado com a alimentação.Nos aseel, a importância e qualidade da força muscular são extraordinárias, a musculatura do peito forma um conjunto compacto e arredondado. Os ombros são muito largos e salientes: a parte posterior do corpo, pequena e compacta. Em virtude da esxcassa empenação desprovida de penugens, nota-se nas coxas, encontro das asas e várias partes do peito e pescoço, a pele nua escarlate.É sabido que a ave Aseel desenvolve-se mais lentamente do que as outras, coisa necessária para a formação dos seus músculos vigorosos e compactos. O frango começa a cantar aos seis meses e só após um ano começam a despontar os esporões. Caracteristicas de um Aseel Puro:
- Ventre: Muito pequeno, com grande parte escondida pelas extremidades das asas e coxas. Os ombros são mais largos que as ancas, que são fortes e largas. A raiz da cauda deve ser firme, espessa e em contato perfeito com o corpo. O coração é grande.
- Cauda: Pequena e mantida abaixo do plano das costas. Quando a ave se mantém inativa as penas ficam estreitamente dobradas, mas podem abrir-se em leque horizontal. As penas foiciformes são duras, estreitas e quase retas.
- Asas: Curtas, ossudas e extremamente musculosas. são mantidas afastadas do corpo.- Coxas: Colocadas bastante atrás, em ancas largas, não devendo formar saliências. São curtas e arredondadase curvam-se para trás e para dentro, uma para a outra, nos jarretes.
- Canelas: Bastante curtas, espessas e quadradas, com escamas salientes duras, dispostas cerradamente. As melhores estirpes tem três fileiras na frente, em vez de duas. Na estrutura, as escmas se parecem com grãos de milho seco.
- Pescoço: De comprimento médio, mas parece curto quando a ave esta descançando. É fibroso e duro, com uma curva pronunciada em forma de "S" na terceira vértebra atrás da cabeça. A base do pescoço é firmemente implantada entre os ombros largos, bem preenchidos. - Cabeça: Bastante pequena, compacta e quadrada. As faces, descarnadas e cobertas de pele bastante resistente. Bico curto, profundo, parecendo comprido nos lados quando visto por cima. Deve fechar-se apertadamente. A mandíbula inferior é espessa e reta. A cavidade do palato.- Crista: Pequena, compacta, larga e baixa. A crista tríplice é o tipo dominante, embora a de noz seja também encontrada. Deve terminar em linha com plano perpendicular , levantado no centro do olho.
- Orelhas: Lóbulos pequenos e vermelhos. Alguns criadores consideram os lóbulos com manchas brancas consequentes da procriação consagínea excessiva.- Barbelas: De preferencia ausencia das mesmas.- Olhos: Bastantes salientes e colocados muito atrás da cabeça, com íris levementes injetadas ou cor madrepérola.

Caracteristicas indesejadas em um Aseel Rajah Murgh puro:
- Demasiada altura
- Empenação flacida e abundante
- Pele da garganta muito flacida
- Mansidão e submissão pronunciada para deixar-se agarrar
- Cauda levantada
- Tarsos demasiadamente arqueados
- Sacudir a cauda como o malaio, em linha horizontal, de um lado para o outro
- Asas mantidas coladas sobre as costas como o malaio
- Pernas muito compridas.
.
Referencias: Francisco Elias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO DE TREINAMENTO

Raças de Galos - Galos Tailandeses

O melhor galo do Brasil da atualidade