Classificando Frangos na Escorva




O momento de selecionar os frangos é sem dúvida o mais esperado do ano, porém não deixa de ser um dos mais críticos. Neste ponto podemos definir um novo plantel de aves de ótima qualidade ou simplesmente guardar uma penca de medíocres, que só serão revelados no ato da apresentação.

Todo bom classificador de aves combatentes se revela um bom criador, mas nem todo bom criador tem o dom de selecionar corretamente suas aves. O motivo? Simples, quando tiramos uma ninhada com reprodutores que nos custaram os olhos da cara, ou presenteados por um amigo, é comum esperar muito deste cruzamento, pela grande ansiedade que depositamos nos mesmos.

Um ano se passa e vem a hora de classificar, em minha opinião, devemos ter pelo menos a ressalva duas ou três pessoas de inteira confiança ao classificar.

li bastante gente falando que classificam suas aves entre família, em meu ponto de vista isto não é bom, pois estes correm o risco de estar classificando galos que apresentam a mesma característica, podendo incorrer no erro que citei no início deste texto.


Alguns pontos importantes antes de classificar

  1. Idade: (não se deve submeter à classificação uma ave com menos de 12 meses, pois antes disso, não estão formados completamente, corre o risco de perdemos um excelente exemplar, por demasiada ansiedade).
  2. Estado Físico: (É de conhecimento de todos criadores que uma ave sem as mínimas condições não pode mostrar seu verdadeiro valor competitivo, portanto é importante atentar para este fato).
  3. Saúde: (Importante aspecto, boa criação desde sua infância influencia muito nesta hora).
  4. Qualidade: (Não há como classificar o que é inclassificável, então se queremos realmente elevar o nível de nosso plantel, devemos ser impetuosos sobre este aspecto).
  5. Observação: (Este ponto é de responsabilidade do criador, ou classificador. É sempre bom ter alguém com larga experiência por perto nesta hora. Desinteressado é claro).

Classificando aves superiores de competição

Não sou um expert no assunto, na verdade tenho muito ainda a aprender, mas estou sempre buscando informações e estar acompanhado de pessoas com mais experiência. Assim como em outros campos da vida pessoal, sempre é necessário baixar a cabeça, sentar e ouvir o que outra pessoa tem a nos dizer, podemos daí tirar proveito aumentando nosso conhecimento.

3 dicas para quem quer começar a classificar corretamente

  1. Aos 12 meses, o galo combatente tem sua formação perfeita e está apto aos trabalhos de preparação para classificação.
  2. Devemos observar o alinhamento, eventuais parasitas devem ser eliminados (vermes, piolhos etc...). Empenação deve ser a mais perfeita possível, dentro das condições de criação.
  3. Estes devem estar a pelo menos 30 dias separados em gaiolas e recebendo a alimentação empregada aos outros que estão em trato.

Observados os conceitos acima podemos partir para preparação. Consiste em dar um mínimo de condições para classificar corretamente uma boa ave de competição.

Devemos dar-lhe treinamento de pelo menos 15 dias, pulos, revôos, agachamentos e etc... Depois deste período descansar por dois dias e finalmente classificá-los.

Assim:

  1. Bom de boca (boa presa, firme e objetiva).
  2. Rebatedor (rebater todas as investidas do oponente).
  3. Ponta de bico (muito batedor, bastando o toque do bico para disparar o golpe).
  4. Tiro de pé (atirador nato, sem presar).
  5. Remador (subir junto e “remar” contras as investidas alheias).

Estas são algumas das características que são observadas na classificação de um galo de combate. É claro que existem muitas outras, também a mais importante que é ser certeiro. Mas, esta parte fica para um outro artigo.

Espero que tenham gostado, me perdoem se esqueci algo, avisem dêem sujestões e críticas.

Abraços!

Comentários

  1. BOA TARDE AMIGO, PRIMEIRO OBRIGADO PELAS DICAS DOS REMÉDIOS E DETALHAMENTO DOS SINTOMAS DAS DOENÇAS, EU SEO DE MATO GROSSO DO SUL (INTERIOR) E POOR ISSO NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR OS MEDICAMENTOS PARA COMPRA E INCLUSIVE JÁ PERDI ALGUMAS AVES MINHAS COM O MAL TRISTE, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ PODERIA ME INDICAR O ENDEREÇO ELE TRÔNICO/SITE ONDE EU POSSA E ACHE A MAIORIA DESSES REMÉDIOS OU SE NÃO TIVER E VOC~E PODER ME PASSAR O ENDEREÇO DE ONDE VOCÊ COMPRA E TELEFONE, AE POSSO MANDAR CARTA ESCRITA A MÃO OU MANDAR FAX COM A RELAÇÃO DOS REMÉDIOS, MAIS UMA VEZ OBRIGADO E ESPERO RETORNO, POIS HOJE MESMO UMA DE MINHAS GALINHAS ESTÁ MUITO DOENTE E COM SINTOMAS DO MAL TRISTE E ACHO QUE VOU PERD~E-LA E ESSES DIAS JÁ HAVIA PERDIDO O GALO TAMBÉM COM OS MESMOS SINTOMAS... 67 8433-2547 EMAIL: pantaneiro_ufms@hotmail.com
    abraço e agurado contato... Léko

    ResponderExcluir
  2. Opa boa tarde irmão.
    o Dicas galisticas tem satisfação em ser linkado pelo amigo. boa sorte com os galinhos e muita luta e fé em Deus

    galistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos,faz dez anos q eu parei de criar
    galos de combate.e vou criar de novo me de umas dicas boas

    ResponderExcluir
  4. oi.sou rodrigo do sertão pernambucano gostei das dica mas aconteceu comigo o seguint fato desclassifiquei um frango q era muito irresponsavel ou seja se atravessava muito e presentiei um garoto q depois ele vendeu ; ele deu o melhor d espora da quele ano com cinco brigas entre a primeira e segunda agua. ou seja ñ tinha as qualidade dos outros mas erdou a espora do avô um galo q fez doze briga onde foram onze vitoria e um empat. issso é possivel

    ResponderExcluir
  5. estou começando agora tem um ano gostei de suas dicas mande sempre abrigado

    ResponderExcluir
  6. Na teoria é tudo muito bonito e tudo muito fácil...

    ResponderExcluir
  7. dan ferrero a quanto tempo voçe e galista as dicas do amigo e isto mesmo sempre segui estes criterios basicos hoje tenho um dos melhores plantel de sorocaba e regiao se duvidas venha nos visitar na temporada abraço de leoni


    ResponderExcluir
  8. Prezados boa tarde, agradeço pela dicas postadas. Sou criador das raças combatentes, acredito que o termo " acertador " seja bastante importante na classificação primária dos exemplares, pois mesmo que eles detenham todas as características citadas acima e não for acertador, certamente não será um campeão, um craque!

    ResponderExcluir
  9. Valeu pelo trabalho Fábio, parabéns

    ResponderExcluir
  10. Valeu pelo trabalho Fábio, parabéns

    ResponderExcluir
  11. esse treino que vc ta falando de 15 dias, é treinar os 15 dias direto? sem intervalos de dias?

    ResponderExcluir
  12. esse treino que vc ta falando de 15 dias, é treinar os 15 dias direto? sem intervalos de dias?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO DE TREINAMENTO

Raças de Galos - Galos Tailandeses

O melhor galo do Brasil da atualidade